A Justiça Espanhola está investigando denúncia de um suposto esquema envolvendo a arbitragem para favorecer o Real Madrid no clássico contra o Barcelona, marcado para dia 21 de novembro, em Madri.
Um assistente de arbitragem que pode ser relacionado para a partida relatou que recebeu pressão de Jiménez Morales, que integra a comissão de arbitragem local. A informação é do jornal catalão L´Esportiu.
O Ministério Pùblico de Barcelona recebeu documento de um advogado esportivo detalhando a tentativa da comissão de arbitragem em favorecer o Real. No registro, o assistente, que não teve nome divulgado, pede para que a denúncia seja exposta publicamente para inibir tentativas de manipulação.
De acordo com o denunciante, o alvo dos supostos manipuladores são os bandeirinhas, e não árbitros. Ele explica no documento que árbitros ficam muito expostos na mídia após cometer um erro. As decisões mais importantes devem ser tomadas pelos assistentes, pois uma falha do assistente pode ser melhor "diluída".
A pressão feita sobre a arbitragem envolve outros jogos do Campeonato Espanhol, mas o denunciante não cita quais seriam essas partidas. A única apontada até o momento é Real x Barça.