Joinville, SC, 13 (AFI) - Faltam nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Em nove jogos muito pode acontecer, mas o tempo começa a encurtar, principalmente para os times que brigam contra o rebaixamento. Nesta quarta-feira, o Joinville recebe o Coritiba em sua Arena em Santa Catarina, pela 30ª rodada, para mais um duelo entre os desesperados da parte de baixo da tabela. Enquanto um está lá no fundo, com poucas chances de se salvar, o outro resiste para não ser puxado para o mar dos rebaixados.
O JEC é o lanterna da competição, com 24 pontos, a nove pontos do primeiro clube fora do Z4, que é justamente o adversário desta quarta. Na 16ª colocação, o Coxa tem 33 pontos, apenas dois acima de Goiás e Figueirense, primeiro e segunda time dentro da zona de rebaixamento. Entre o Figueira e a equipe catarinense, está o vice-lanterna Vasco, com 27 pontos. Na 11ª rodada, Joinville e Coritiba se enfrentaram no Serra Dourada, mas não saíram do 0 a 0.
O Joinville vem de uma sequência de nove jogos sem vencer. O último triunfo do time foi em agosto, quando bateu o Fluminense por 2 a 1. Na última rodada, os catarinenses sofreram uma derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã. Agora a missão é reencontrar a vitória para tentar ganhar um fôlego na briga contra o rebaixamento.
No primeiro encontro entre Coritiba e Joinville neste Brasileirão, os times não saíram do 0 a 0. Apesar do tempo sem vitória, o JEC não perde na Arena Joinville desde que o técnico PC Gusmão assumiu o comando da equipe. O problema é que depois das vitórias sobre Avaí, Cruzeiro e Fluminense, o time só acumulou empates com São Paulo, Chapecoense, Sport e Atlético-MG. O treinador quer manter o bom retrospecto, mas desta vez com um triunfo.
Para o jogo, o comandante tricolor deixou em aberto apenas uma vaga na defesa. Com a lesão de Bruno Aguiar, Donato é o favorito para atuar ao lado de Guit. Mas não seria nenhuma surpresa se Domingues aparecesse no time titular. De resto, o time já esta definido.
“É uma decisão. E, em uma decisão, tem que entrar com aqueles jogadores que estão acostumados a decidir e estão em um bom momento. Espero que tudo funcione como funcionou dentro dos treinamento”, afirmou Gusmão.
EXPECTATIVA
O Coritiba teve uma sequência de duas vitórias seguidas interrompidas por duas derrotas, que complicaram bastante a vida do clube, cada vez mais próximo da zona de rebaixamento. Na última rodada, o time perdeu por 3 a 2 para o Figueirense, em pleno Serra Dourada e perdeu duas posições, encostando no Z4.
O técnico Ney Franco vai trazer algumas mudanças para a equipe nesta quarta-feira. Além dos retornos do atacante Kleber e do Zagueiro Juninho, o time também vai contar com a estréia do goleiro Vaná no Campeonato. Para o comandante do Coxa, o jogo vai ser bastante ofensivo para os dois lados, levando em consideração as necessidades urgentes das equipes.
“É um jogo chave para as duas equipes, a tendência é que seja um jogo aberto porque o Joinville só quer saber de vencer dentro de casa. Temos que tomar muito cuidado principalmente com detalhes de bola parada, com o Marcelinho Paraíba que bate bem e tem jogadores de velocidade como o Edigar Junio e o Kempes. E ao mesmo tempo tentar explorar o contra-ataque. Eu acho que é um jogo que as duas equipes vão forçar a parte ofensiva”, afirmou o treinador.
Provaveis escalações
Joinville-SC
Agenor;
Edson Ratinho, Rafael Donato, Guti e Diego;
Anselmo, Kadu, Marcelinho Paraíba e Lucas Crispim;
Ricardo Bueno e Kempes.
Técnico: PC Gusmão
Coritiba-PR
Vaná;
Leandro Silva, Juninho, Walisson Maia e Carlinhos;
João Paulo, Lucio Flavio, Juan (Alan Santos) e Negueba;
Henrique Almeida e Kleber Gladiador.
Técnico: Ney Franco