Em reunião, Fifa confirma eleições para fevereiro e Platini deve concorrer.
A reunião emergencial acontecida na sede da Fifa, nesta terça-feira, em Zurique, trouxe à tona algumas mudanças e outras confirmações. Ao contrário do que estava sendo especulado na imprensa europeia, sobre um adiamento das eleições, o Comitê Executivo da Fifa confirmou a cerimônia que escolherá o novo presidente da entidade para o dia 26 de fevereiro. Sendo assim, aqueles que desejam se candidatar têm até a próxima segunda para formalizar o pedido.
Um dos responsáveis por presidir o processo de reforma na entidade, desde a desistência de Joseph Blatter em exercer o quinto mandato na presidência, o italiano Domenico Scala garantiu que, mesmo os dirigentes suspensos, poderão concorrer ao pleito caso a sanção expire antes do fim de fevereiro. É o caso de Michel Platini, à frente da Uefa desde 2007, que foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa por conta de um "acordo de cavalheiros" com o suíço Blatter que lhe rendeu dois milhões de francos suíços (cerca de R$ 7,7 mi).
Sancionado no início de outubro, Platini, assim como Blatter, estará livre da punição a partir de 8 de janeiro, sexta-feira que antecede à premiação da Bola de Ouro, que escolherá os melhores jogadores da temporada.
A partir desta data, é provável que o Comitê Eleitoral julgue procedente ou não a candidatura do francês, a partir da análise das investigações em curso, comandadas pela Justiça suíça. Com relação aos processos legais, a reunião apresentou outra novidade. Atendendo as propostas de Hans-Joachim Eckert e Cornel Bobérly, chefes do Comitê de Ética, o artigo 36 do código disciplinar da Fifa será alterado, para que o Comitê possa divulgar com maior liberdade e transparências as informações sobre os processos correntes.
"Tive o prazer de ver a união entre os membros do Comitê Executivo durante as nossas discussões sobre a reforma e sua importância crítica para a nossa organização e do futebol mundial. Aumentar a transparência das investigações de ética é apenas um exemplo do nosso compromisso firme para mudar. Foi significativo que também vamos definir o rumo para a próxima eleição presidencial", satisfez-se o camaronês Issa Hayatou, que desempenha, de forma provisória, a função exercida por Joseph Blatter.
No próximo encontro do Comitê Executivo da Fifa, que foi cogitado para acontecer no Japão, durante o Mundial de Clubes, mas deve ter sede em Zurique, entre os dias 2 e 3 de dezembro, o Comitê de Reforma planeja apresentar a versão final do conjunto de propostas para a reforma institucional da entidade. O presidente do Comitê de Reforma, François Carrard, chegou a entregar ao Comitê de Ética, nesta terça, um relatório provisório com alguns pontos a serem mudados.