Trocando de posição

E se Daniel Alves fizesse o papel de Messi? Solução do Barcelona pode ser mais simples que o esperado.

O brasileiro se destaca por sua vocação ofensiva, e sua presença à frente significaria a permanência do excelente Sergi Roberto no time de Luis Enrique a lesão de Lionel Messi é um grave problema para o Barcelona; qualquer equipe acusaria o golpe da ausência do melhor jogador do mundo, mas o time blaugraná tem sofrido uma série de desgraças que fazem da baixa do camisa 10 ainda mais sentida. Não seria tão grave se Rafinha Alcântara estivesse bem, ou se Arda Turan tivesse condições legais de jogo. Ou, ainda, se o Barça tivesse um 'fundo de armário' mais cheio - que não tem, devido à sanção imposta pela FIFA.

Mas é aqui que está, e agora fica a pergunta: qual a melhor opção que tem Luis Enrique para substituir o argentino?

A reposição natural seria o jovem munir, um canhoto que sabe se mover bem nas posições de ataque, mas a prata da casa não tem se saído muito bem nas últimas partidas. E se Luis Enrique apostasse em Dani Alves como o companheiro de Luis Suárez e Neymar? Seria como matar dois pássaros com um só tiro: não teria de tirar Sergi Roberto, que tem se mostrado um excelente lateral, e deixaria o brasileiro livre para atacar quanto quiser.

Parece ser a solução perfeita. Dani Alves jogou repetidas vezes em posições mais ofensivas ao longo da carreira. É certo que não teria a mesma mobilidade de Munir para ser uma opção real de gol, mas tem condições de fazer seu papel como um ponta dos mais puros. O camisa 6 do Barça tem o drible, joga bem no espaço curto e gosta de chegar à linha de fundo para cruzar. Não teria, é certo um impacto ofensivo como Messi, mas para isso servem Neymar e Luis Suárez.

Vale repetir: Sergi Roberto tem feito partidas impecáveis como lateral - no outro dia mesmo, contra o Las Palmas, a torcida comemorou cada vez que ele tocava na bola, e parte dela já o vê como nome certo entre os titulares da equipe. A lesão de Messi parece abrir essa possibilidade, caso Dani atue mais adiantado.

Munir é jovem, e terá tempo para mostrar suas capacidades. Mas, em partidas importantes como contra o Leverkusen e o Sevilla, talvez o melhor seja a aposta em alguém mais experiente como Dani Alves, e em outro em 'estado de graça' como Sergi Roberto.
Compartilhe

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.