Com Cristiano Ronaldo à frente, jogadores são os mais bem pagos da Espanha.
Os jogadores de futebol são os profissionais mais bem pagos e de carreira mais curta na Espanha, e Cristiano Ronaldo lidera a lista de maiores salários do país, com rendimento de 35,3 milhões de euros anuais, segundo relatório publicado pela Fundación Marcet.
O elenco do Real Madrid, de acordo com o documento, custará 200 milhões de euro em salários até o fim deste ano, um recorde do clube em toda sua história.
Cristiano recebe 17 milhões de euros, já que 18,3 milhões vão para a Fazenda, segundo dados revelados pela revistar "Sport Bild". O segundo mais bem pago do elenco 'blanco' é Gareth Bale, a contratação recorde dos 101 milhões de euros, que recebe cerca de 11 milhões de euros líquidos por temporada.
"O Barcelona não fica atrás quanto a salários altos. Sua estrela, Lionel Messi, recebe 35 milhões de euro, dos quais fica com 12,5 milhões. Neymar ganha 20 milhões de euro, 7 milhões para ele e o restante para a Fazenda, segundo dados da (revista) 'World Soccer'", detalha a fundação.
O menor salário da primeira divisão espanhola é de 129 mil euros por ano, 14 vezes o salário mínimo do país. Os jogadores com salários maiores que 600 mil euros são tributados em 43%, enquanto na Inglaterra, por exemplo, a percentagem é 50%.
"A elevada pressão fiscal na Espanha empurrou alguns jogadores a desenvolver a engenharia fiscal utilizando os paraísos fiscais e outras fórmulas", destaca o estudo.