E-mail pode gerar a queda de Aidar; Leco seria o candidato da situação
A crise no São Paulo parece estar longe do fim. O polêmico e-mail em que Ataíde Gil Guerreiro, ex-vice presidente de futebol do clube, reúne acusações contra Carlos Miguel Aidar, presidente tricolor, será analisado pelo Conselho Deliberativo no dia 22 deste mês e, caso ocorra a comprovação das denúncias, pode levar ao impeachment do mandatário.
O processo, no entanto, é complexo e deve se alongar para além da reunião extraordinária. Isso porquê, para que a deposição de Aidar ocorra, seria necessário 180 votos dos 240 conselheiros do clube – o equivalente a 75% – e, apesar de estar isolado politicamente após ter exigido a renúncia de toda sua diretoria de futebol, Aidar ainda tem aliados no clube e grande parte do Conselho Deliberativo considera a medida muito extrema.
Independentemente da reunião, a oposição a Aidar avalia os caminhos para uma eventual renúncia. Em meio à crise, o Conselho de Ética deve apurar a briga da última segunda-feira entre Aidar e Ataíde, em um hotel na capital paulista.
Em caso de renúncia ou deposição forçada, por qualquer um dos motivos, o comando da presidência são-paulina passaria para Leco, presidente do Conselho Deliberativo. Neste caso, o dirigente teria 30 dias para convocar novas eleições, das quais o mesmo já admite publicamente que poderá ser candidato, como afirmou em entrevista à TV Globo.
Vale lembrar que, nas últimas eleições para a presidência do clube, Leco chegou a ser pré-candidato da situação, assim como Júlio Casares e Roberto Natel. Porém, os três foram preteridos por Juvenal Juvêncio para que Aidar se lançasse à presidência.
No momento, Aidar não tem qualquer dirigente estatutário em sua diretoria, pois, depois da briga com Ataíde, pediu que todos entregassem seus respectivos cargos. Assim, o presidente tenta articular a formação de uma nova cúpula para administrar o clube, ao mesmo tempo em que seus opositores tentam enfraquecê-lo e diminuir as opções de nomes para a nova administração.
Via: Gazeta Esportiva