Conheça os classificados para as séries C e B do Brasileirão
Enquanto a disputa pelo G4 da Série A pega fogo, o grupo dos quatro melhores das séries D e C já foi definido. Nestas divisões, o formato do campeonato é diferente. As equipes são separadas em grupos, posteriormente se classificando para disputas em mata-mata. Dessa forma, os times que chegarem às semifinais da competição já garantem o acesso.
Na série D, o primeiro time classificado à terceira divisão foi o Botafogo-SP. Em dois jogos válidos pelas quartas de final, enfrentou outro time paulista na disputa pela vaga: o São Caetano. A primeira partida do confronto aconteceu em Ribeirão Preto, na casa do Botafogo. Foi justamente diante de sua torcida que o Pantera encaminhou a classificação, vencendo o jogo por 2 a 0. Na volta, segurou o empate em 0 a 0 e garantiu a vaga na série C.
O Ypiranga-RS foi o segundo time a subir para a série C. Nos dois confrontos contra a Caldense-MG não houve vencedores. Empates por 1 a 1, tanto em Poços de Caldas quanto em Erechim, levaram a disputa para os pênaltis. Nas cobranças, o time gaúcho se deu melhor e venceu por 4 a 3.
Remo-PA e Operário Ferroviário-PR se enfrentaram para decidir a terceira vaga. Com duas vitórias - 1 a 0 fora e 3 a 1 em casa - o Remo se deu melhor e assegurou o acesso.
A última vaga ficou para o confronto entre River-PI e Lajeadense-RS. Com a vitória por 3 a 0 em casa no jogo de ida, o time piauiense praticamente assegurou a classificação. Na volta, empatou em 1 a 1 e cravou sua ida à terceira divisão.
Os jogos que definiram os classificados para a Série B tiveram grandes doses de emoção para o torcedor. Brasil de Pelotas-RS e Fortaleza-CE fizeram uma disputa muito equilibrada. Com a vitória por 1 a 0 em casa, o Brasil foi ao Castelão jogar contra a pressão de mais de 60 mil pessoas para tentar segurar a vantagem. Com muita dificuldade, a missão foi cumprida. O jogo terminou em 0 a 0 e o Rio Grande do Sul voltou a ter um representante na Série B após seis anos - o último havia sido o Juventude, rebaixado em 2009.
Na disputa pela segunda vaga, a Portuguesa-SP enfrentou o Vila Nova-GO em casa, na esperança de conseguir o acesso e se reestabelecer como uma equipe tradicional no país. Como havia perdido a primeira partida por 1 a 0, precisava, no mínimo, repetir o placar para levar a disputa para os pênaltis. O time goiano, no entanto, foi mais forte e venceu novamente, dessa vez pelo placar de 2 a 1, adiando ainda mais o sonho da Lusa de voltar à elite do futebol nacional.

Por último, ficou a disputa entre ASA de Arapiraca-AL e o Tupi-MG. A equipe mineira venceu as duas partidas: 2 a 0 em casa e 2 a 1 fora. Assim, fechou o seleto grupo dos classificados para a Série B do campeonato nacional.
Classificados para a Série C:
Botafogo-SP
Ypiranga-RS
Remo-PA
River-PI
Classificados para a Série B:
Brasil de Pelotas-RS
Vila Nova-GO
Londrina-PR
Tupi-MG