Último jogo de festa Corinthians x Avaí teve confusão e Elias expulso
O Corinthians já enfrentou o Avaí em situação semelhante à que viverá em Itaquera, no domingo, quando encerrará com festa sua campanha de campeão brasileiro diante da formação catarinense. Em 2008, no jogo em que a equipe do Parque São Jorge celebrou a conquista da Série B e recebeu a taça, houve confusão no Pacaembu.
Foi bastante tenso o confronto entre o líder e o vice-líder da segunda divisão. Animosidades carregadas do duelo do primeiro turno – empate por 1 a 1 em Florianópolis – contribuíram para que Péricles Bassols Pegado Cortez mostrasse o cartão vermelho cinco vezes.
Um dos expulsos foi Elias, que deverá estar em campo no final de semana. O meio-campista se irritou com uma entrada dura de Batista e discutiu com o adversário. Não demorou para que um tumulto generalizado se formasse, com Marquinhos e Morais trocando socos e Herrera levando uma voadora de Rafael.
Mesmo com muita argumentação do técnico Mano Menezes, o juiz tomou a atitude habitual nesse tipo de situação. Escolheu dois de cada lado – Batista e Marquinhos, do Avaí; Elias e Morais, do Corinthians – e os mandou ao chuveiro. Mas não calou a Fiel, que ampliou sua festa após a confusão.
Àquela altura, o time alvinegro vencia por 2 a 1. Herrera havia aberto o placar no comecinho, em bonita jogada de Elias. André Turatto empatou logo na sequência, de cabeça, e os donos da casa voltaram a passar à frente pouco antes do intervalo. Em novo lance com boa participação de Elias, Dentinho deixou Herrera sem goleiro.
Mais técnica do que o adversário, a formação preta e branca aproveitou o espaço no campo decorrente das expulsões e cresceu. André Santos bateu cobrança de falta com força e contou com a colaboração do goleiro Eduardo Martini para ampliar. Marcos Winícius descontou no final, em chute de fora desviado.
Não houve tempo para que a reação tivesse sequência, mas Péricles Bassols conseguiu usar o cartão vermelho mais uma vez, punindo Chicão por falta violenta. Pouco depois, soou o apito final, e os torcedores aplaudiram o levantamento de uma taça que esperam não ver novamente.
O jogo do próximo domingo também é de celebração para o Corinthians, que conquistou o Campeonato Brasileiro da Série A com campanha bem próxima à obtida na Série B de sete anos atrás. Do lado do ameaçado Avaí, só haverá festa se a permanência na primeira divisão for assegurada.