Não foi fácil

Real Madrid leva susto, mas vence e elimina Shakhtar da Champions


Assim como o Malmö, o Shakhtar Donetsk está fora da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira, o time foi derrotado pelo Real Madrid por 4 a 3, em casa, na Arena Lviv, e deu adeus ao torneio continental. Os gols espanhóis foram marcados por Cristiano Ronaldo (duas vezes), Luka Modric e Carvajal. Em cobrança de pênalti cometido por Casemiro, Alex Teixeira diminuiu. O ex-corintiano Dentinho e Alex Teixeira fecharam a conta.
A partida contou com uma impressionante reação do clube ucraniano, que quase se recuperou no placar depois de chegar a perder por 4 a 0. Com o término desta quinta rodada, o clube merengue lidera o Grupo A de maneira absoluta, uma vez que tem 13 pontos e nenhuma derrota. A equipe ainda é seguida de perto pelo Paris Saint-Germain. O Shakhtar, por outro lado, soma os mesmos três pontos do Malmö e já não tem mais chances matemáticas de classificação.

O jogo – Ainda longe de casa (Donetsk) e de sua sede (Kiev), o Shakhtar tentou se impor na gelada Arena Lviv diante de um questionado Real Madrid. A primeira tentativa, porém, morreu na posição irregular de Bernard. Melhor para o time merengue, que partiu para o ataque com Kovacic. O croata escorou para o compatriota Modric e viu Cristiano Ronaldo receber e tocar sobre o travessão.
Pouco habitual na carreira do craque, o erro de pontaria não se repetiu aos 18 minutos. Desta vez, o trabalho foi todo de Modric, que venceu a marcação até do goleiro Pyatov e levantou para a área. Bastou um pequeno desvio na cabeça de Cristiano Ronaldo para que a bola se encaminhasse para o fundo da rede.
Um lance parecido marcou a partida aos 31 minutos, quando a equipe madridista já tinha o dobro da posse de bola do oponente da Ucrânia – mais uma vez, repleto de jogadores brasileiros em sua escalação. A sorte do Shakhtar residiu na defesa de Pyatov.
O time da casa chegou ao ataque na reta final do primeiro tempo. Márcio Azevedo cruzou pela esquerda e viu Alex Teixeira aproveitar uma bobeada de Pepe, mas Nacho conseguiu fazer o corte. Na jogada seguinte, Bernard levantou para Gladkiy, mas o atleta cabeceou para longe.
O segundo gol espanhol foi marcado na etapa complementar. Aos cinco minutos, o brasileiro Casemiro acionou Cristiano Ronaldo em um bonito lançamento pelo alto. Atento, o português passou para Modric no centro da área, que surpreendeu Pyatov com um chute de primeira para ampliar a vantagem. Por pouco, o camisa 7 não deixou sua marca no minuto seguinte, mas o goleiro ucraniano fez milagre.
Para aumentar ainda mais a diferença na Arena Lviv, Carvajal dominou pela direita e aplicou uma bonita caneta em Márcio Azevedo, que não viu a cor da bola. Com muita categoria, o lateral deu um simples toque para encobrir Pyatov de forma definitiva.
Cristiano Ronaldo anotou seu gol de número 84 na história da Liga dos Campeões da Europa aos 25 minutos. A jogada, no entanto, tem toda a assinatura de Bale. Com muita velocidade, o galês deixou dois marcadores para trás e cruzou para o português, que precisou de dois chutes para balançar a rede pela última vez no jogo.
Entrando na reta final do duelo, Taison fez fila pela esquerda do ataque ucraniano e acabou derrubado pelo compatriota Casemiro, ex-São Paulo. Outro brasileiro assumiu a cobrança: aos 32, Alex Teixeira bateu no cantinho direito e converteu.
Ainda houve tempo para o ex-corintiano Dentinho marcar de peito, aos 38, para garantir um pouco de esperança ao Shakhtar nos momentos finais, que ainda tiveram o capitão Alex Teixeira fazendo o terceiro aos 44 minutos da etapa final. Mesmo assim, o criticado Real Madrid saiu ileso de um dos maiores sustos desta temporada.

Manchester United e PSV ficam no empate em jogo de pouco brilho
Simultaneamente, o PSV arrancou um empate do Manchester United em pleno Old Trafford. O placar de 0 a 0 não contribui para as ambições das duas equipes, que desperdiçaram a chance de tirar o Wolfsburg da liderança do Grupo B.
Somente a vitória importava para o Manchester United, que fez questão de deixar isso claro desde o início. Apesar da vontade demonstrada, porém, o time inglês pecava na ineficiência, como quando Lingard perdeu o tempo da conclusão e permitiu a recomposição da zaga holandesa.
Pouco depois, os Diabos Vermelhos proporcionaram outro susto ao rival. Aos 30, Schneiderlin aproveitou cobrança de escanteio e tocou para o gol, obrigando o goleiro Zoet a afastar sobre a linha da meta. A primeira chance do PSV foi criada em seguida, mas De Gea parou o chute de Hendrix.
O goleiro holandês ainda viria a salvar a equipe visitante duas vezes. A princípio, Zoet bloqueou a finalização rasteira de Martial. Posteriormente, um escorregão do arqueiro quase entregou a bola de presente para Rooney, mas ainda houve tempo para recuperação.
Memphis Depay ainda voltou a testar a eficiência de Zoet, mas o goleiro do PSV salvou de primeira. Aos 27, foi a vez de Ashley Young trabalhar com Lingard e testar o arqueiro, que garantiu o zero no placar.


Compartilhe

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.