Vasco e Flu fazem clássico em meio a rivalidade política e ameaça de Z4
Buscando um fim de temporada mais tranquilo, Vasco e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 18h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), no clássico carioca da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Sem perder há nove jogos, mas vindo de quatro empates, incluindo o 0 a 0 com o Grêmio no fim de semana, o Cruzmaltino aparece na lanterna, com trinta pontos, e precisa vencer desesperadamente para dar sequência ao projeto de sair da zona de rebaixamento. O Tricolor, com quarenta pontos, deseja justamente não se aproximar da área de queda e apagar de vez os traumas da eliminação para o Palmeiras pelas semifinais da Copa do Brasil.
O duelo deste domingo é cercado de rivalidade. Os dois clubes estão travando disputas pelo poder político do futebol estadual, estão de lados opostos na política nacional e brigam até mesmo pelo lado em que suas torcidas ficará na arquibancada do Maracanã, fato que levou este duelo para o Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Para apimentar mais o duelo, o Vasco não perde um clássico desde fevereiro, quando caiu por 2 a 1 para o Flamengo pelo Campeonato Carioca. Depois disso foram mais dez duelos contra rivais tradicionais, com sete triunfos e três empates. O fato, que tem aumentado a provocação entre torcedores, é minimizado pelos vascaínos.
“O jogo de domingo vai ser complicado. Estamos conseguindo ter um bom desempenho em clássicos, mas a rivalidade neste tipo de confronto é sempre muito grande e o torna ainda mais difícil. O importante é termos tranquilidade e tentarmos colocar em prática a nossa estratégia para esse jogo. O Fluminense também precisa da vitória e por isso temos que estar em um bom dia”, disse o lateral Madson.
Esquecer o passado também é o foco do Fluminense, que garante que o foco é o Brasileirão. “O Fluminense lutou contra o Palmeiras, mas não conseguiu seu objetivo. Agora temos que tentar uma sequência de vitórias no Brasileiro”, avisou o lateral Wellington Silva.
Além disso, a ameaça do rebaixamento ainda é realidade nas Laranjeiras. “Acredito realmente que corremos o risco de rebaixamento e ele não é pequeno. Por isso mesmo temos a obrigação de ir a campo e dar o nosso melhor contra o Vasco. Se conquistarmos a vitória vai ser uma consequência de termos feito um grande jogo contra esse rival”, falou o meia Gustavo Scarpa.
Em um duelo com tantos pontos de emoção, os vascaínos esperam contar com o apoio de sua torcida. ‘Nós sabemos que vai ser uma partida decidida no detalhe, que qualquer coisa pode acontecer por se tratar de um clássico e por isso mesmo queremos a torcida mais uma vez do nosso lado, jogando junto, incentivando ao longo dos noventa minutos. O Vasco tem condições de conquistar a vitória, com todo o respeito que o Fluminense nos merece, mas para conseguirmos isso vamos precisar do apoio dos torcedores”, comentou o meia Andrezinho.
Em termos de escalação, os dois treinadores só deverão divulgar os times minutos antes do confronto. Jorginho deverá manter a formação do Vasco que empatou com o Grêmio, embora o meia Julio dos Santos corra risco de perder a posição para Diguinho para que a marcação seja fortalecida. O lateral esquerdo Julio Cesar, com dores na coluna, segue de fora, e Christiano permanece no setor.
Já Eduardo Baptista vai esperar até o fim para sentir o desgaste físico dos jogadores do Fluminense. Certo é que os atacantes Marcos Junior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, e Fred, com dores na coxa e no joelho esquerdo, ficam de fora. Assim, Gerson entra no meio e Magno Alves ganha nova chance isolado no comando de ataque.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLUMINENSE
VASCO X FLUMINENSE
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de novembro de 2015 (Domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Data: 1 de novembro de 2015 (Domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Bruno Gallo, Andrezinho, Julio dos Santos (Diguinho) e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão
Técnico: Jorginho
Técnico: Jorginho
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Marlon e Breno Lopes; Jean, Cícero, Vinícius, Gustavo Scarpa e Gerson; Magno Alves
Técnico: Eduardo Baptista
Técnico: Eduardo Baptista

