Maior ladrão de bolas da zaga do Cruzeiro, Manoel revela segredo da sequência sem amarelos.
Manoel assumiu a condição de titular do Cruzeiro na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e, desde então, não deixou a equipe mais, seja com Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo ou Mano Menezes. Responsável por dar mais segurança e firmeza ao sistema defensivo, o zagueiro está entre os atletas que mais desarmam no elenco (conforme imagem abaixo). Apesar do contato físico constante com os adversários, ele se destaca pela disciplina. Não é à toa que está pendurado há quase um mês.
O defensor recebeu o primeiro cartão amarelo no triunfo sobre o Palmeiras, pela 17ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. O segundo foi no revés para o Flamengo, pela 24ª, no Maracanã. Desde então, ele anda na linha e evita uma punição da arbitragem, o que o deixaria suspenso dos compromissos.
Nesta quarta-feira, ele explicou como faz para se manter na linha e evitar o recebimento de um cartão amarelo: “Verdade. Faz tempo que eu estou pendurado já, mas eu entro sempre tranquilo, procurando chegar forte. Procuro chegar antes, antecipar, não reclamar com ninguém. Um ponto importante é ter velocidade também. Isso vem me ajudando, tendo uma sequência boa. Estou muito feliz”, declarou.
Questionado se há uma tática especial para cometer infrações sem chamar atenção da arbitragem, Manoel garante que não. Ele ainda exalta o foco nos lances em que precisa desarmar os adversários.
“Não. Quando a gente entra em campo, entra extremamente focado para ajudar a equipe do Cruzeiro. A gente não pode pensar nisso. Dentro de campo a gente tem que pensar em vencer e, se for para fazer alguma falta, tem que fazer para parar a jogada”, concluiu.
