Ainda tem chance de G-4?

Cruzeiro renasce com Mano e tabela mostra: G4 é possível.

O Cruzeiro renasceu sob o comando de Mano Menezes. O futebol pode não ser vistoso, mas o time é mais organizado, tem um padrão tático e se encontrou. A defesa melhorou e Fábio continua sendo brilhante quando preciso. Ariel Cabral pode não ser um primor técnico, mas formou um bom trio de meio-campistas com Willians e Henrique, e no setor ofensivo, Arrascaeta e, principalmente Willian, estão jogando muito bem. O Bigode vive fase espetacular, sendo decisivo em praticamente todos os jogos. Nem mesmo a lesão de Alisson afetou o time como era esperado, e a Raposa deixou de lutar contra o rebaixamento para sonhar com o G4 e uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

Com 22 pontos em 13 jogos sob o comando de Mano, o Cruzeiro tem a quinta melhor campanha no returno do Brasileirão, atrás apenas de Corinthians, Santos, Atlético-MG e Internacional. Além disso, a equipe celeste está a apenas seis pontos de distância do Peixe, atual quarto colocado. A diferença pode ser tirada faltando seis jogos para o fim do torneio. É verdade que entre os dois times estão São Paulo, Inter, Sport, Palmeiras, Ponte Preta e Flamengo, todos também sonhando com uma vaga na Libertadores. No entanto, a tabela e o desempenho estrelado mostram que garantir um lugar no principal torneio do continente pela terceira vez consecutiva é possível.

Isso porque o Cruzeiro, nos seis jogos restantes, terá quatro confrontos diretos. Antes do primeiro "jogo de seis pontos", a Raposa vai encarar o Avaí, em Florianópolis, neste sábado. O Leão de Ilha luta contra o rebaixamento e vai com tudo para a partida, mas o time estrelado tem mais qualidade técnica e tática, além de viver melhor momento.

Depois, a Raposa terá dois duelos diretos no Mineirão, contra São Paulo e Sport, para posteriormente encarar outro rival direto, o Palmeiras, em São Paulo. Triunfar nestes jogos é vital para a manutenção do sonho, e todos são possíveis. O Cruzeiro tem totais condições de vencer os duelos em Belo Horizonte, e a partida contra o Verdão pode ter um panorama diferente caso o Alviverde esteja na final da Copa do Brasil. Situação que pode se repetir com o Santos, que está com um pé e meio na decisão do mata-mata nacional.

Nas últimas duas rodadas, os adversários serão o Joinville - em casa -, que poderá já estar rebaixado para a Série B, e o Internacional, em Porto Alegre. O duelo com o Colorado será o mais complicado e pode definir a vaga, enquanto uma vitória contra o fraco JEC no Mineirão é obrigação.

É verdade que o panorama geral pode mudar rapidamente, mas atualmente, o sonho de jogar a próxima Libertadores é possível para o Cruzeiro. A tabela cheia de confrontos diretos pode transformar o sonho em pesadelo, mas também pode fazer a vaga se tornar realidade. Além disso, o momento da equipe com Mano Menezes é ótimo tanto coletivamente quanto individualmente - com algumas exceções como Leandro Damião, que é reserva. O time tem uma das melhores campanhas do returno e pode ser "ajudado" com Santos e Palmeiras na final da Copa do Brasil.
Compartilhe

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.