A Copa do Mundo do Catar vai ser acontecer entre novembro e dezembro de 2022, com final marcada para 18 de dezembro, dia em que o Catar celebra sua independência e unificação.
De acordo com o porta-voz da entidade máxima do futebol, Walter de Gregorio, foi acordado que o Mundial será encurtado, com um total de 28 dias, quatro a menos que nas anteriores edições. A data mais provável para o início do torneio é o dia 21 de novembro, mas esta previsão ainda pode sofrer alterações.
A decisão é do Comitê Executivo da Fifa, que se reuniu nesta quinta-feira (19), em Zurique, na Suíça.
Twitter oficial da Fifa confirma, em inglês, a data da final da Copa do Mundo do Catar: 18 de dezembro de 2022
Pela primeira vez na história, um campeonato do mundo de futebol não vai ser jogado no verão, devido às elevadas temperaturas naquela zona durante os meses de junho e julho, data habitual da competição. O período estabelecido pela Fifa coincide com o outono catariano, quando as temperaturas são mais amenas. A Fifa chegou a ponderar as datas de janeiro e fevereiro, mas os meses coincidiam com os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.
De acordo com o organismo, esta decisão tem o apoio das seis confederações - a CAF (africana), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), Uefa (europeia), Conmebol (América do Sul), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) -, assim como do sindicato internacional dos jogadores de futebol (FIFPro), enquanto as associações dos campeonatos europeus e clubes europeus - EPFL e ECA, respetivamente - são contrárias à mudança de datas.
