Jadson tem participação direta em um terço dos gols do Corinthians.
Dos cem gols marcados pelo Corinthians na temporada, Jadson participou diretamente de 33. Com os passes dados para Elias e Gil marcarem na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, no último domingo, o meia chegou a 19 assistências, somadas aos 14 gols de sua autoria.
O sucesso, em parte, pode ser explicado pelo posicionamento adotado pelo jogador neste ano. Com a saída de Lodeiro – o atleta que Tite imaginou nessa função –, o paranaense passou a atuar aberto pelo lado direito, onde ajuda na saída da bola. Quando ela sai pela esquerda, o camisa 10 tem liberdade para se aproximar e criar.
“Ele tem uma capacidade de percepção muito grande quando a bola está rodando do outro lado. Ele consegue aparecer nas costas da marcação e aproveitar o espaço”, afirmou o treinador, que também viu uma evolução na participação do meia na marcação.
No Corinthians que lidera o Campeonato Brasileiro com boa vantagem, o ritmo é ditado por Jadson, Renato Augusto e Elias. Eles se alternam nas funções de arco e flecha e veem o título do Nacional, que seria o primeiro de cada um em preto e branco, ficar mais perto.
Na vitória sobre o Figueirense, Elias aproveitou um dos passes de Jadson para abrir o placar e se recusou a agradecer. “Ele fez uns dez gols, mas foi tudo assistência minha. Só está retribuindo o favor”, brincou o camisa 7.
Líder de assistências no Brasileirão 2015
1º – Jadson (Corinthians) – 9
2º – Giovanni Augusto (Atlético-MG) – 7
– Giuliano (Grêmio) – 7
– Lucas Lima (Santos) – 7
3º – Dátolo (Atlético-MG) – 6
– Diego Souza (Sport) – 6
4º – Patric (Atlético-MG) – 5
– Walter (Atlético-PR) – 5
– Elias (Corinthians) – 5
– Clayton (Figueirense) – 5
– Ganso (São Paulo) – 5
– Marlon (Sport) – 5