Quem é o Jablonec, adversário do Ajax?

Apresentamos o Jablonec, equipa checa que tem um defesa goleador e um capitão com palmarés brilhante, à procura de anular a desvantagem de 1-0 para o Ajax.

O Ajax leva vantagem de 1-0 até ao norte da República Checa, na quinta-feira, para a segunda mão com o Jablonec, equipa que já teve finalistas no Campeonato do Mundo e conta nas duas fileiras com um defesa goleador e um capitão com palmarés brilhante. Ondřej Zlámal, do UEFA.com, apresenta-nos estes participantes no “play-off” da UEFA Europa League.
Fundação: 1945
Palmarés nas competições europeias (finalista vencido entre parênteses)
• Nenhum

Palmarés nacional (triunfo mais recente entre parênteses)
• Taça da República Checa: 2 (2013)
• SuperTaça da República Checa: 1 (2013)

• Fundado em 1945, no norte da Boémia, perto da famosa torre de televisão na montanha Ještěd que pode ser vista do estádio.
• A subida história à segunda divisão aconteceu em 1963. Svatopluk Pluskal e Ladislav Novák, que tinham sido finalistas do Campeonato do Mundo de 1962 ao serviço da Checoslováquia, vestiram de verde e branco durante esse período ao lado de outros grandes nomes e ajudaram o clube a subir à primeira divisão pela primeira vez em 1974, embora tenha resistido apenas durante duas épocas.
• O clube só regressou ao escalão principal em 1994, sob a presidência do antigo guarda-redes Miroslav Pelta e com Josef Pešice como treinador. O Jablonec nunca mais voltou a ser despromovido e conquistou o primeiro troféu, a Taça da República Checa, em 1998.
 
• Uma nova era de sucesso começou sob a liderança do treinador František Komňacký e

atingiu o ponto alto em 2011, quando ficou em segundo lugar, a apenas um ponto do Sparta Praha e da conquista do primeiro título do seu historial, tendo vencido pela segunda vez a Taça da República Checa em 2013.
• A equipa é comandada por Jaroslav Šilhavý, o treinador de  53 anos que contratado ao Liberec depois de ter conduzido o grande rival até aos 16 avos-de-final da UEFA Europa League de 2013/14.
• Os checos são liderados em campo por Tomáš Hübschmann, campeão Europeu de Sub-21 em 2002. O experiente defesa esteve uma década ao serviço do Shakhtar Donetsk, onde venceu oito campeonatos da Ucrânia e a Taça UEFA de 2009.
• Filip Novák marcou 11 golos na última época, um recorde para um defesa na Liga checa. O jogador de 25 anos estreou-se pela selecção em Março.
Compartilhe

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.