Pep Guardiola ensina como arma sua equipe.
Um dos melhores treinadores do planeta na atualidade, para muitos, o melhor, Pep Guardiola é conhecido por trabalhar a parte tática em alto nível, dar várias opções e formações ao seu time e ser imprevisível antes e durante as partidas.
Muitas vezes, mesmo tendo a escalação de sua equipe antes dos jogos, é difícil comentar como o Bayern de Munique vai atuar, e durante o curso de formação de treinadores da Uefa, o espanhol revelou como organiza seu time.
"Não tenho um sistema próprio, me adapto aos jogadores. O melhor jogador é aquela que entende os conceitos rapidamente. Gosto dos jogadores que são especialistas em uma posição e também dos polivalentes. O conceito é mais importante que o aspecto físico. O que não se treina, se esquece. O trabalho tático só é aprendido jogando, porque o real é o jogo. Convencemos os jogadores dos conceitos táticos com treinamentos", conta.
"Os vídeos servem para mostrar ideias. Treinar sem usar os vídeos seria mais difícil. É uma ferramenta importante para comunicar e também para transmitir ideias. Outra questão é a adaptação ao calendário. Saber se comunicar com o jogador e transmitir conceitos é a chave. A elite do futebol exige preparação, mas se você não entende o jogo, não adianta nada correr", finalizou.